O que é vaquejada?

UM ESPORTE EMOCIONANTE 

A vaquejada é uma festa genuinamente brasileira, com uma tradição de mais de 100 anos. Nos últimos 10 anos veio se modernizando e profissionalizando tornando-se reconhecida como esporte através da Lei Pelé e regulamentada pela Lei Federal numero 4.495/98 e pela Lei do Estado do Rio de Janeiro de numero 3021 de 23 de julho de 1998 . Apesar de concentrar-se nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste, atualmente são realizadas mais de 1.000 vaquejadas por ano em todo Brasil.


VALEU BOI

O objetivo da competição é o de alinhar o boi no local demarcado na arena por duas faixas, que estão a 10 metros uma da outra. 
Numa competição de vaquejada geralmente concorrem cerca de 400 duplas de vaqueiros. As duplas compõem-se de um puxador, que tem a função de alinhar o boi pelo rabo, e um esteira, que faz o serviço de apoio, alinhando o boi na pista e muitas vezes impedindo que ele caia fora da área demarcada.

A festa geralmente dura três dias, sendo o primeiro reservado para treino e reconhecimento da pista. A competição acontece nos dois dias seguintes. Cada dupla corre três bois por dia. Mas também é possível fazer duas inscrições, neste caso a dupla corre o dobro, podendo alcançar duas classificações.

A boiada tem que ser uniforme, ou seja, os animais têm equivalência em peso e tamanho, para que a disputa não seja
injusta e desigual

Numa disputa de vaquejada são premiados desde o primeiro
até o vigésimo colocado. Este estímulo nada mais é do que a
própria valorização dos vaqueiros.

Comentários

Slide